Questões sobre o Voluntariado

O que é a AIREV?

A AIREV é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão melhorar a qualidade de vida das crianças, jovens e adultos com deficiência e suas famílias.

Que significa ser voluntário?

O voluntário “é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e o seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.” – Lei n.º 71/98 de 3 de Novembro.

Como me posso inscrever como voluntário na AIREV?

Para se inscrever como voluntário basta clicar no botão “Quero inscrever-me” e preencher os campos com os dados solicitados. No campo ”mensagem” deve mencionar que pretender fazer voluntariado, posteriormente a AIREV entrará em contacto consigo para agendar uma pequena reunião.

Quem escolhe os horários do voluntário?

Fica ao critério do voluntário em que dias e horas poderá estar na organização para exercer voluntariado.

O voluntário poderá parar quando quiser ou tem tempo mínimo para ficar na organização?

O voluntário é inteiramente livre para iniciar ou parar a ação de voluntariado assim que entender.

Que tipo de atividades um voluntário pode realizar na AIREV?

O voluntário poderá colaborar em qualquer atividade que ele pretenda. Seja ela: prestar auxílio nos vários ateliers ocupacionais, auxílio nas atividades desportivas e de lazer, auxílio no horário das refeições, auxílio nas funções administrativas, entre todas as outras atividades da AIREV que terá oportunidade de conhecer aquando da reunião de admissão.

Quem pode realizar trabalho voluntário?

Toda e qualquer pessoa com mais de 16 anos que tenha vontade de disponibilizar parte do seu tempo, conhecimento e do seu coração em prol dos utentes da AIREV.

É possível ser voluntário se trabalhar a tempo inteiro?

Sim. Muitos voluntários trabalham a tempo inteiro por conta própria ou por conta de outrem mas encontram oportunidades de voluntariado em horário pós-laboral.

Quantas horas preciso de disponibilizar para ser voluntário?

Não existe uma regra, existe uma vasta gama de funções e tarefas que podem ser desempenhadas em regime de voluntariado que requerem diferentes disponibilidades de tempo.