Sala de Integração Sensorial apoiará crianças dos O aos 12 anos

Sem categoria
Sala de Intervenção Sensorial AIREV 1

Já foi inaugurado o espaço que garantirá uma abordagem de terapias especializadas no desenvolvimento infantil.

Direcionado para crianças dos 0 aos 12 anos com problemas de integração sensorial e do neuro-desenvolvimento, seja autismo, hiperatividade e /ou défices de atenção, prematuridade, dificuldades de aprendizagem ou outros problemas de ordem genética, este cobrirá uma necessidade há muito detetada no concelho de Vizela.

Esta nova valência da AIREV arrancou neste mês de dezembro, e no início do próximo já terá a ocupação próxima do máximo, com 20 crianças por semana, dados os vários casos referenciados pelos técnicos locais. A frequência de intervenção de cada criança será definida consoante as suas necessidades.

A divulgação à comunidade e a formação aos profissionais de atuação nesta área sobre as potencialidades desta nova valência teve início com a ELI Vizela – Equipa Local de Intervenção Precoce – e com o SIM – Saúde e Interpretação da Mente da AIREV, mas será alargada ao serviço de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Vizela, aos Médicos de família, aos Pediatras de desenvolvimento e, inclusive, à comunidade escolar.

O Projeto da Sala de Integração Sensorial foi cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e apadrinhado pelo Rotary Club de Vizela, parceiros da AIREV desde a sua génese.  A Câmara Municipal de Vizela, reconhecendo a importância desta nova valência para o concelho, também se juntou aos financiadores do projeto e deixará o cunho na manutenção do projeto ao longo dos próximos anos.

AIREV
Sala de Intervenção Sensorial AIREV 2